top of page

1. Celina Gontijo Cunha 

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG

Orientador: Ida Lucia Machado

2. Clézio Roberto Gonçalves

2021 - Atual: Atlas Linguístico da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte (MG)

O estado de Minas Gerais pode ser considerado um dos berços da Geolinguística brasileira, devido à relevância do Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais ? EALMG - (RIBEIRO ET al. 1977), segundo atlas linguístico publicado no país, e à participação do saudoso professor Mário Zagari, da UFJF, no Atlas Linguístico do Brasil, como Diretor Científico. Porém, diferentemente do que ocorrera em outros estados, a Geolinguística, no território mineiro, não alcançou, no meio acadêmico, a notoriedade que o estado merece: não se difundiu pelas demais Universidades e, atualmente, se encontra incipiente, restrita a poucos trabalhos sobre o EALMG e o corpus do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Esta proposta corresponde à primeira fase de um projeto maior que se refere à descrição e análise da língua falada no estado de Minas Gerais sob a perspectiva sociogeolinguística, com vistas à construção do Atlas Linguístico do Estado de Minas Gerais, o ALEMIG. Nesta etapa, o projeto objetiva constituir um banco de dados orais referente à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte numa rede de pontos formada por 8 municípios e pela fala de 24 informantes. Serão entrevistados seis falantes naturais de cada ponto que estejam cursando ou tenham concluído o nível Médio de escolaridade, estratificados equitativamente segundo o sexo (masculino e feminino) e faixa etária (Faixa I: 18 a 35 anos, faixa II: 36 a 59 anos e faixa III: 60 a 75 anos). A metodologia segue os princípios da Geossociolinguística ou Dialetologia Pluridimensional em que se privilegia a pesquisa de campo sob a forma de entrevista estruturada com base nos três tipos de questionários: o Questionário Fonético-Fonológico (QFF), Questionário Semântico-Lexical (QSL) e o Questionário Morfossintático (QMS) do Projeto ALiB . Acrescentam-se, ainda, questões para discursos semidirigidos. Ao final serão construídos cartogramas que apresentem a distribuição diatópica dos principais aspectos que caracterizam os falares mineiros. O Projeto é uma das iniciativas do GPDS-UFOP ? Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística da UFOP, inserido no Diretório de Pesquisas do CNPq, com o propósito de contribuir para a formação de recursos humanos nessa área de interesse e facilitar a disseminação de pesquisas sociolinguísticas e geolinguísticas por todo o estado de Minas Gerais. 

Palavras-chave: Dialetologia. Geolinguística. Atlas Linguístico.

2.1. Clézio Roberto Gonçalves

2018 - Atual: Crenças e Atitudes Linguísticas de Professores e Alunos da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (MG)

É um projeto de uma pesquisa quali-quantitativa que se propõe a averiguar as crenças e atitudes linguísticas em relação à variação linguística da língua portuguesa dos professores e dos alunos do Ensino Fundamental nas cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto (MG), cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (SRE-Ouro Preto). Pretende-se investigar crenças e atitudes linguísticas que os professores e os alunos possuem no que tange a sua própria variedade linguística, a avaliação que fazem dos diversos modos de falar da língua portuguesa em sua região e de que forma essas crenças e atitudes influenciam no ensino-aprendizagem nas aulas de língua materna.

2.2. Clézio Roberto Gonçalves

2017 - Atual: Sociolinguística educacional: uma interface ente prática e teoria (Mestrado em Letras - linha3)

Este projeto se propõe a investigar as crenças e atitudes de alunos das escolas públicas da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (MG) no que concerne à língua portuguesa e, além disso, investigar o que os alunos pensam sobre a língua portuguesa; averiguar a postura dos alunos com respeito à própria variedade linguística; verificar se os insuficientes aproveitamento e ensino/aprendizado da disciplina de Língua Portuguesa estão relacionados à forma como são abordadas a variação linguística em sala de aula e as próprias crenças dos alunos em relação à língua.

2.3. Clézio Roberto Gonçalves

2016 - Atual: Cultura, identidade e ensino

O projeto se propõe a investigar questões ligadas a identidade, gênero, cultura e ensino.

2.4. Clézio Roberto Gonçalves

2015 - Atual: Um estudo sobre o uso dos pronomes TU e VOCÊ em Minas Gerais

bottom of page